Televisão brasileira, doramas legendados ou dublados?

    Então gente, depois de algum tempo sem aparecer por aqui eis que reapareci (rsrs). Prometo que de agora em diante serei mais ativa com o blog. E para começar vou apresentar esse novo espaço no blog, onde uma vez por semana vou dar a minha opinião a respeito de algo e assim poderemos conversar sobre o assunto e expressar nossa opinião.
Para começar vamos falar sobre algo que chamou a minha atenção essa semana, não deixem de dar sua opinião sobre o assunto, ok? 😉

    Nessa semana começou a ser exibido no canal Rede Brasil o dorama coreano “Happy Ending”. A muito tempo todos nós dorameiros estamos pedindo por doramas na televisão brasileira. Temos pedido para que a cultura asiática em geral, seja músicas, doramas, filmes ou animes ganhem mais espaço nas redes de televisão nacionais. Não é mesmo?
Enfim conseguimos o nosso primeiro dorama em uma rede de televisão brasileira. Não é ótimo!?
Pois é, deveria ser, afinal foi um passo que demos para que outros também sejam exibidos. Mas infelizmente o que andei vendo foram algumas pessoas reclamarem da dublagem, só falam “Ah, prefiro legendado!”, “Não vou assistir pois é dublado!”, “Dublado é ruim!”, “Nossa esse ator ficou com a voz estranha!”, “Deveriam passar legendado!” e por ai vai.
Mas vamos pensar um pouco… O dorama está passando em uma rede de televisão brasileira não é mesmo? Qual o público alvo desse canal? Quem eles querem atingir?
A resposta é simples: Brasileiros! A partir do momento em que algo vem para a televisão brasileira deve sim ser dublado, não são todos que tem paciência com legendados como nós. Mais que isso, o público alvo do canal em geral são pessoas mas velhas, nossos pais, avós, tios… Creio que para atingir esse público o melhor é sim o dublado. Poderiam colocar o áudio original além do dublado para podermos escolher? Poderiam, mas o Rede Brasil é um canal pequeno, não se esqueçam disso.
Outro ponto que vou colocar aqui é: Quando assistimos as novelas mexicanas (quem aqui nunca viu nenhuma dessas novelas no SBT que jogue a primeira pedra), assistimos elas legendadas ou dubladas? Claro que dubladas! Acham que novelas como “A Usurpadora”, “Rebelde”, “Cúmplices de um Resgate”, “Maria do Bairro”, etc, teriam feito o mesmo sucesso que fizeram se fossem legendadas?
Não estou dizendo que precisam amar o dublado, mas sim que parem de reclamar um pouco. Demos apenas o primeiro de muitos passos, temos de ir com calma. Parar de reclamar um pouco, nada vai agradar a 100% da população, deveríamos estar felizes pelo primeiro passo dado.
Eu por sinal amo coisas legendadas, com exceção de coisas de minha infância que já me acostumei com a voz dos dubladores brasileiros e desenhos *o*, esses tem que ser dublado, (excluem-se os animes, embora como disse os que marcaram minha infância dublado é lindo ❤ ). Mas mesmo assim respeito muito a dublagem brasileira, mandamos muito bem nessa área e a cada ano estamos crescendo mais e mais. No caso desse dorama por exemplo, estou adorando a dublagem, o movimento dos lábios está muito bem sincronizado com o áudio *o*. Por isso acho que não custa nada deixar de reclamar um pouco e apenas aproveitar a oportunidade que estamos tendo.

    O que vocês pensam a respeito? Concordam comigo que as pessoas deveriam parar um pouco de reclamar e estar felizes por algo que amamos tanto estar ganhando pouco a pouco seu espaço aqui no Brasil?

Bem, vou deixar aqui para vocês a chamada da novela na Rede Brasil, vamos dar uma forcinha, dar audiência para que logo venham mais e mais programas do gênero para cá, que mais pessoas conheçam esse mundinho que tanto amamos…

Anúncios

5 respostas em “Televisão brasileira, doramas legendados ou dublados?

  1. Sou viciada em doramas, mas confesso que me desanima muito saber da existência dos doramas e não conseguir assisti-los, por favor vou deixar meu e-mail caso alguém possa me informar um link onde os doramas japoneses, chineses encontram-se legendados, estou restringida aos doramas coreanos pois os sites onde tenho facilidade de assistir prioriza doramas coreanos, poucos são chineses. glaucia.magnago@hotmail.com.
    Ficarei grata por qualquer retorno.
    Gláucia

    Curtir

  2. Também concordo com você, muitas pessoas não estão acostumadas a assistir legendado e precisamos abranger um público maior, por isso é bom darmos o nosso apoio assistindo para crescer a audiência e abrir mais oportunidades de doramas nas redes de televisão brasileira.

    Curtir

  3. Somente concordo com tudo que disse. ♥ ~Principalmente do povo parar um pouco mais de reclamar sobre tudo. Nunca, mas nunca estão felizes com nada.
    Confesso que estranhei um pouco, e até me vi lendo lábios em certas falar que estou muito acostumada já, mas ainda assim foi ótimo ligar a tv e saber que naquele horário teria algo que gosto tanto de ver. E assim como disse, esse apenas foi o primeiro passo. Se o canal já vem ganhando um boa atenção com um início assim, então vamos fazer festa e torcer muito para que futuramente seja melhor ainda. E pode ter certeza que cada vez mais vão melhorar nas coisas, e isso está incluindo a dublagem deles; que pra mim está ótima, afinal está melhor até que a da própria netflix.
    Mas o bom mesmo é poder assistir junto com a minha mãe que gosta de ver comigo as vezes, mas não tem tanta paciência com legendas. Isso também porque os coreanos adoram falar rápido. rs ~Mas agora ela pode sentar e calmamente aproveitar cada ceninha da novela, está que vem sendo motivo de boas risadas a principio, mas veremos como fica com o tempo.

    Parabéns pelo blog e também por esse retorno ao mesmo. Estarei acompanhando agora. :3

    Curtido por 1 pessoa

    • Adriele, que bom que está acompanhando e dando apoio para o dorama. Fico mesmo feliz por ver que as pessoas estão apoiando, e mais feliz ainda por sua mãe estar conseguindo assistir sem problemas! Sabe, isso é algo que os que reclamam não reparam… Que o público pode ser muito maior, que não apenas nós da era digital podemos acompanhar mas todos, principalmente aqueles que antes nunca nem ouviram falar em “doramas”.
      E obrigada também pelo apoio com relação ao blog, vou estar sempre mantendo-o atualizado ^^,

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s